Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conheça 9 transtornos de ansiedade




Por que sentimos ansiedade?    A ansiedade é um sinal de alerta que coloca nosso corpo em estado de atenção e nos ajuda a lidar com situações de perigo. Quando se manifesta de maneira exagerada e compromete a execução de nossas tarefas diárias, pode-se tratar de um transtorno de ansiedade. 






Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)      Se você se preocupa excessivamente com limpeza, lava as mãos toda hora, verifica diversas vezes se as portas e as janelas estão fechadas, antes de dormir, você pode estar apresentando sintomas de TOC. A doença é séria e pode até incapacitar para o trabalho e trazer problemas de convívio. Fique atenta! 






Depressão       A depressão é caracterizada por um sentimento de tristeza, persistente e prolongado que interfere em vários aspectos da vida. Os principais sintomas são: baixa estima, culpa, solidão e desesperança. Em estágio avançado, pode até desencadear comportamento suicida. Mas, atenção: depressão e tristeza não são a mesma coisa! Você pode ficar triste ou sentir-se desmotivada por algum problema pessoal, decepção ou perda, o que não significa que esteja deprimida.

Síndrome do pânico      Hoje em dia muitas pessoas sofrem dessa síndrome . O Pânico se caracteriza por crises inesperadas de medo e desespero. A pessoa sente que vai morrer a qualquer momento. Os sintomas mais comuns são: falta de ar, sudorese e taquicardia. Atenção: a Síndrome do Pânico ocorre mais entre as mulheres do que entre os homens! 







Transtorno Bipolar    O Transtorno Bipolar é caracterizado pela variação de humor. A pessoa que sofre dessa doença tem momentos que se alternam entre dois polos: da euforia extrema à tristeza absoluta. Fazer exercícios físicos pode ajudar  no tratamento.






Fobia Específica    A Fobia Específica é caracterizada por um pavor intenso e persistente, geralmente irracional e desencadeado pela antecipação do sofrimento em situações específicas. Por exemplo: medo de lugares apertados, de altura, de animais, de sangue, do dentista .






Fobia Social   A Fobia Social tem como maior característica o receio (exacerbado!) de não causar uma boa impressão ou de ser vista de forma negativa por pessoas estranhas no convívio social. Se você sente vergonha excessiva de pedir informações na rua ou de receber os parabéns em seu aniversário, e ainda tem pavor em falar com estranhos, fique atenta, pois pode estar sofrendo desse mal. Mas não confunda desânimo com fobia Social.







Estresse Pós- Traumático    O Estresse Pós-Traumático ocorre com pessoas que viveram ou testemunharam situações de risco de vida ou que tiveram sua integridade física e psíquica ameaçadas. Geralmente a pessoa que sofre dessa doença tem muito medo de ser exposta a situações que fazem lembrar o ocorrido, sentem irritabilidade, raiva e dificuldade de concentração. Mas o estresse pós-traumático também pode surgir de situações o dia a dia.








Transtorno de Ansiedade Generalizada    As pessoas que sofrem dessa ansiedade temem o futuro, aguardam sempre que o pior aconteça. Ao receber um telegrama ou um telefonema inesperado, pensam, imediatamente, que uma tragédia está por vir. O transtorno de ansiedade generalizada ocorre quando há uma preocupação excessiva, desproporcional a uma determinada situação. 







Agorafobia    Se você tem medo de estar em lugares abertos, de sair de casa, de circular em lugares públicos, pois teme que coisas ruins aconteçam e o socorro não chegue, você pode estar sofrendo de Agorafobia. Esse transtorno é muito sério e pode tirar uma pessoa do convívio social. A Agorafobia é um estágio mais evoluído da Fobia Social. 

1 comentário:

  1. Está muito giro o teu blog ! Já fiquei a saber umas coisinhas :-)
    Contínua :-)

    ResponderEliminar